Um lugar simples para falar de assuntos apaixonantes

30/01/2011

Cartão de visitas ecológico

Custei mas apareci por aqui! Quando fui chamada para este novo log adorei a ideia, mas não consegui assumí-la de vez. Fico na lista de coisinhas que gostaria de colocar por aqui, mas a terrível administrção do tempo é muito difícil!

Hoje começo minha participação, mas com um pot antigo que publiquei há algum tempo no bubblesinthewater, acho que ao falar de sustentabilidade até post reciclado vale não?

<hr>


Não sei a fonte verdadeira, mas dizem in´meros sites na web que a agência Fischer Portugal bolou um cartão ecológico para uma consultora ambiental.

A proposta é simples: reutilizar papéis que iriam para o lixo e "carimbá-los" com seu cartão de visita.

(clique na imagem para ampliá-la - extraída do site Brainstorm)

Advertising Agency: Fischer Portugal, Lisbon, Portugal
Creative Director: Diogo Mello
Art Director: Marco Martins
Copywriter: Rafael Pitanguy


Sejamos honestos: quantos cartões novinhos que acabaram de sair da gráfica vão direto para o lixo após recebermos? E quantos são jogados fora por que tu mudaste de emprego e não te servem para mais nada?

O cartão criado pela Fischer Portugal é bem simples: qualquer pedaço de papel, que invariavelmente seria jogado no lixo pode ser carimbado :)

Ah! E quando mudar de emprego é só mandar fazer a borrachinha do carimbo nova, toda a estrutura, seja ela plástica, de metal ou madeira, pode continuar sendo a mesma.

Achei um exemplo no Flick de um cartão que acho que foi feito no Brasil, mas não achei mais informações da dona do mesmo. Ele pode ser conferido aqui.

Gostou? Eu adorei! Já tem um carimbo básico que é uma prévia deste :) para meus livros e materiais akeatórios.  Quando tiver casa e profissão fixa podem ter certeza que terieu um destes!Estou pensando seriamente em fazer um para mim.

26/01/2011

Guarda-chuva de casa

O "Raindrop" e o "Raindrop Mini" são criações de Bas van der Veer e literalmente, guardam a chuva. Se o nome do designer é complicado, não se pode falar o mesmo da utilização de suas invenções abaixo. O projeto começou no trabalho de graduação de Bas que levava o nome de "A Drop of Water".ode ser encontrado nas lojas de jardinagem européias.



Escritório verde


Olhem que bacana esse projeto de escritório ecologicamente correto, que esta sendo construído no Paraná
A construção possui resíduo praticamente nulo, contando com duas áreas de telhado verde. Metade da sua energia será fornecida por painéis fotovoltaicos que também poderá alimentar um carro elétrico. Através da energia térmica que provém de painéis solares, a água será aquecida, além de um sistema de coleta de água da chuva para ser usada na limpeza e nos vasos sanitários. Outros detalhes do projeto também chamam a atenção, como o controle da qualidade do ar através do resfriamento evaporativo e desumificação, as janelas em esquadrias de madeira com vidros duplos, iluminação com lâmpadas LED, base do piso elevado em plástico reciclado com acabamento em madeira certificada, emprego de madeira plástica nos decks externos e revestimentos internos com painéis de bambu e móveis ecológicos.

One tonne life


Uma iniciativa da Volvo Cars em parceria com a construtora de casas de madeira A-hus e a companhia de energia Vattenfall propõe que, durante 6 meses, um casal com dois filhos pequenos more em uma residência totalmente projetada para reduzir ao máximo as emissões de dióxido de carbono, um dos principais causadores do efeito estufa. Para a locomoção da família, um carro elétrico - o Volvo C30 Drive Eletric - que não emite CO2.
E acreditem, a família viverá com ainda mais conforto. A casa de madeira usará tecnologia para garantir boa sensação térmica durante as quatro estações do ano de maneira sustentável.


Veja o que terá na casa:

    * Sistema de ventilação e climatização;
    * monitoramento em tempo real do consumo elétrico;
    * Dicas de como usar a energia de forma mais eficiente;
    * Painéis fotovoltaicos que alimentarão a casa e o carro;

E aí, quem toparia ir morar numa casa dessas com esse carrão na garagem?

O vilão: hashis

Sabe quando você vai comer comida japonesa ou chinesa e vem aqueles pauzinhos como talher? Pois é, os hashis estão se tornando vilões da natureza. Pelo menos é o que apurou uma pesquisa do Greenpeace que mostrou alguns dados bem alarmantes:

- O consumo anual de madeira só para a fabricação de hashis é de 1.6 milhões de métros cúbicos!;
- 8 milhões de hectares foram devastados entre 2004 e 2008 apenas para este fim;
- 50 bilhões é a produção anual da China de hashis.

O povo chinês usa os palitos de madeira para comer há milênios. Por uma questão de saúde pública, em quase todos os estabelecimentos na China são utilizados palitos descartáveis.
Uma esterilizador resolveria muita coisa aí, não?

25/01/2011

Perfil do consumidor consciente

Consumidores conscientes, que têm cuidados com o desperdício, a origem dos produtos que compram, o planejamento de compras de alimentos, entre outros, têm um papel importante no caminho para um desenvolvimento sustentável. Afinal, cada vez mais as empresas estão atentas aos seus comportamentos. Isso faz com as organizações busquem compromissos socioambientais para atender à pressão, o que, por sua vez, contribui para uma economia mais inclusiva, verde e responsável. Para que as empresas saibam o que essas pessoas esperam de seus negócios é preciso conhecer, em primeiro lugar, o que é um consumidor consciente.

consumidor consciente é aquele que adere a pelo menos 11 de uma lista de 13 comportamentos sustentáveis. Alguns exemplos são:

- desligar aparelhos eletrônicos ou fechar a torneira quando não há consumo;
- planejar compra de roupas e alimentos;
- ler os rótulos dos produtos;
- separar o lixo reciclável e
- passar as informações sobre empresas e produtos.

“Sustentabilidade como conceito é muito difícil de comunicar. Mas não podemos esquecer que ela é o objetivo e que as ações para se chegar a esse objetivo se dão nas práticas de responsabilidade social, que a maioria diz se envolver”, justificou Helio Mattar.

aproveitamento geek

Já existe um porta canetas feito de teclas do teclado de um computador. As partes são aplicadas a uma base e dão uma cara bem geek para um acessório, que é um tanto quanto bobo. Além do porta canetas também existe uma série de pequenas bugigangas feitas de teclados. Interessante.

Conhecer para sustentar

Toda época de chuva no Brasil é o mesmo dejà vu, seja no verão no Sudeste, seja no inverno no Nordeste, enchentes, deslizamentos e inevitavelmente mortes. Mas o que mais me preocupa sempre é o que as pessoas resolveram fazer DEPOIS da catástrofe. Porque imediatamente depois sempre vem ajuda, dinheiro, solidariedade, mas e na hora de reconstruir tudo e a aprender com a desgraça o que acontece?

21/01/2011

Malhação + saúde ambiental

Você sabia que um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa - desde banho, comida e consumo - por até 40 anos? Foi pensando nas consequências desse impacto ambiental decorrente do descarte indevido do resíduo no ambiente que a academia Alternativa, de Porto Alegre,com sedes localizadas no bairro Santana e Cidade Baixa, implantou um novo ponto de recolhimento de óleo de cozinha em suas sedes.

De acordo com Ricardo Paranhos, empresário e diretor da Alternativa, a ideia visa conscientizar as pessoas e incentivar o descarte adequado do resíduo.  Paranhos, proprietário da rede Alternativa, conta que o material é recolhido por uma empresa terceirizada de 10 em 10 dias e é destinado, principalmente, à fabricação de biodiesel.

O óleo de cozinha usado é menos denso que a água, e não se dilui ao entrar em contato com a mesma. Além disso, é muito ácido. Ao ser colocado nas redes coletoras de esgoto, provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem. Nos arroios e nos rios, dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando danos aos animais, pois forma uma camada e não permite a entrada de luz. Cada litro de óleo contamina até 20 mil litros de água.
Pra quem mora em POA e quiser contribuir com o meio ambiente, acesse o site da academia para achar a unidade mais próxima da sua casa. www.academiaalternativa.com.br http://www.academiaalternativa.com.br/

Casa ecológica

Os Lindell, uma típica família da classe média da Suécia, aceitou o desafio de reduzir as emissões individuais de cada um dos seus quatro integrantes de 6 ou 7 toneladas/ano para apenas uma.
Para isso, se mudaram por seis meses para uma casa ecológica nos arredores de Estocolmo.


20/01/2011

Lixo bonito


Para amenizar o problema de ter centenas de sacos de lixo, sujando a cidade visualmente, a prefeitura de Auckland distribuiu para os moradores estes sacos de lixo decorativos.
Basta saber se são feitos de plástico bio degradável, senão não adianta, certo? senão, fica como tapar o sol com a peneira.

19/01/2011

Sustentável desde pequeno


Pesquisadores da Universidade de Leicester desenvolveram um jogo para ajudar crianças a aprenderem sobre modos de vida sustentáveis. "O Jogo da Sustentabilidade" foi inspirado por uma viagem à África e já está sendo disponibilizado para alunos de mais de 14 mil escolas britânicas.
O jogo promove o uso sustentável dos recursos naturais e foi desenvolvido em contato com a população da região do Lago Bogoria, no Quênia. Os locais instruíram os pesquisadores sobre as dificuldades que têm no dia-a-dia e quais questões são particularmente importantes para eles.

A ideia é baseada em um jogo de milhares de anos chamado Bao, jogado em qualquer lugar pelos locais com pedras e duas fileiras de oito buracos no chão. Arqueólogos encontraram o padrão de buracos do jogo em escavações pré-históricas.

Como parte do desafio do jogo as crianças devem aprender a usar recursos como a água, árvores, pastos de maneira equilibrada e sustentável. O jogo ensina como todas essas partes do ecossistema estão interligadas e como o uso de cada uma delas gera impacto em todas as outras.

Faça o download aqui

18/01/2011

Ecookies

Para guardar o número de agitadores de plástico a cada dia em um café, porque não optar por uma alternativa "dois em um", como uma colher para comer? Este é o conceito eco-friendly - e fome - projetado pelo designer brasileiro Victor Lopes Mascarenhas, em colaboração com Rodrigo Maia ele apelidou de "Ecookies". Uma boa idéia que deve atrair rapidamente todos os viciados em açúcar!

16/01/2011

Ser sustentável com Estilo

Este é o nome do instituto de moda sustentável, idealizado por Chiara Gadaleta, e que conta com a parceria de diversos projetos espalhados pelo Brasil, e com a ativista e designer carioca Viviane Martins.
O objetivo do Instituto é ligar as etapas de um processo produtivo e incentivar a troca de experiências, promovendo a sustentabilidade, economia criativa e capacitação dos envolvidos, baseando-se em 7 pilares:
- valorização das capacidades locais
- comércio justo
- capacitação e inclusão social
- uso de materiais orgânicos
- reciclagem/reaproveitamento e upcycling
- artesanato com design
- moda sustentável com prestígio e memória nacional

Diversos estilistas brasileiros estão aderindo a causa do Instituto. Nomes como Patricia Moura, Ronaldo Fraga, Luciana Galeão e Lourdinha Oliveira. Cada um deles emprega de alguma forma comunidades, ONGs ou institutos que fomentam a produção e valorização de itens locais com mão de obra nacional.
Acompanhem os próximos passos deste projeto bacana pelo site www.sersustentavelcomestilo.blogspot.com

11/01/2011

Código Florestal: conflito de interesses e expectativas

O país tem nome de árvore, tem a maior floresta ainda preservada do planeta, a Amazônia, mas já devastou uma das mais importantes reservas de biodiversidade já existente, a Mata Atlântica.   

O principal interesse dos colonizadores portugueses ao chegar ao Brasil no século 16 foi explorar uma árvore especial, de cujo caule sai uma seiva de cor rubra e que era usada para tingir a roupagem dos cardeais. O “Pau Brasil” foi o primeiro eixo de exploração econômica das florestas durante três séculos, quase chegou à extinção nas matas costeiras. Aliás, como consta em diversos documentos de época, a Mata Atlântica, encontrada em todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Sul até o Rio Grade do Norte, foi praticamente dizimada pelos novos ocupantes do país para a construção de cidades e implantação de atividades agrícolas e pecuárias, a ponto de quase não haver mais madeira para manter o ritmo de expansão da construção de casas e obras públicas.Em 1934 foi feita a primeira tentativa de consolidar leis e normas relacionados às florestas brasileiras. Durante mais de quatro décadas essas foram as leis que definiram a relação entre o setor produtivo do agronegócio e as fronteiras florestais.
As alterações ocorridas na legislação florestal nas últimas décadas são o principal alvo das críticas feitas pelo agronegócios em relação ao Código Florestal. Praticamente sempre existiu pressões entre  ruralistas e ambientalistas a favor ou contra mudanças no Código. No entanto, este debate se acirrou a partir de 2009, quando a Câmara Federal passou a trabalhar o assunto.Segundo Aldo Rebelo, deputado responsável pelo trabalho na câmara existem “pressões de entidades ambientalistas estrangeiras para impedir o desenvolvimento do Brasil em contraposição à expansão da agricultura e da infra-estrutura do País”.

No ano que estamos chamando de o Ano das Florestas, vale a discussão e esclarecer mais sobre o tema, para saber como podemos fazer a nossa parte para contribuir nessa briga. Leia a matéria na integra no site do Insittuto Carbono Brasil.

08/01/2011

Nike na onda da reciclagem

Olhem que bacana essa coleção que a Nike acaba de lançar - “Women’s Premium Print Pack”, composto por três tênis femininos da marca: Nike Flash Macro Premium, Nike Blazer Mid Premium e Nike Air Rift Premium.
Estes tênis foram todos feitos com tiras de papel reciclado de revistas. As páginas recortadas recebem um tratamento especial que garante resistência e durabilidade igual a de qualquer outro tênis da marca. Olhem no detalhe.


Os tênis são produzidos em baixa escala, e, devido a variedade de publicações, os itens são quase exclusivos.
Infelizmente ainda não tem previsão de vinda para o BR, porque eles estão sendo vendidos somente nas lojas européias e chinesas. Com um detalhe: a série é limitada.

06/01/2011

10 motivos para começar a andar de bike já!!!

Bons tempos em que pegávamos a nossa bicicleta e iamos a todo pedal até os molhes da barra do Cassino, nosso meio de transporte mais fiel.
O clima é propício para a prática deste exercício. Que andar de bike emagrece e faz bem ao meio ambiente, todo mundo já sabe, certo? Queremos encorajá-los a adotar essa prática relembrando alguns dos benefícios que andar de bicicleta nos proporciona:

1. Emagrece: Andar de bike é um exercício aeróbico, portanto queima calorias. O valor exato varia de acordo com o peso, a altura, a idade e o ritmo de cada pessoa. Mas a média é de 400 calorias por hora (para uma mulher com 60 quilos).
2. Aumenta o fôlego: Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que é o catalisador que transforma a glicose em energia. Aí os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir o suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem pedala habitua os pulmões a essa sobrecarga.
3. Deixa as pernas torneadas: A musculatura dessa região é bem solicitada durante a pedalada. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. O aumento de massa muscular, no entanto, é discreto – nada que se iguale a um treino de musculação. Mas como andar de bike também queima o excesso de gordura, a definição fica evidente.
4. Exercita a cabeça: O momento em que você está em cima da bike é aquele em que as grandes idéias surgem. Esse fato tem tudo a ver com o exercício. Fazer uma atividade aeróbica regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais. Porém, isso regride quando você para de se exercitar.
5. Economiza dinheiro: Ao trocar o carro pela bike, você deixa de gastar uma tremenda grana com combustível. Isso significa um bom saldo na conta bancária.

05/01/2011

Papo de mulherzinha "verde"


Tá eu sei, pode parecer meio nojento, mas se você se considera uma garota ecologicamente correta, terá que se preparar para essa nova realidade.
Preocupados com os danos causados ao meio ambiente pelos 622 milhões de absorventes internos consumidos anualmente no mundo, a Food and Drug Administration (FDA), agência americana que regula medicamentos e alimentos, e a Environmental Protection Agency (EPA), que avalia riscos e impactos ambientais da indústria, estão recomendando o uso de absorventes orgânicos.
Atualmente, a maioria deles é feita de rayon, um derivado da celulose mais eficiente e barato que o algodão, usado nos primórdios do OB. O problema é que o rayon, após ser purificado, produz a dioxina, um subproduto poluente que escapa dos sistemas de tratamento de esgoto. A dioxina também não é absorvida pelo solo quando descartada nos aterros sanitários, contaminando o terreno.
Já os absorventes de algodão orgânico não deixam resíduos e são assimilados pelo ambiente.